Anualmente, o Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), reúne os melhores produtores de soja do país em um evento que celebra a produtividade brasileira.

Mais do que uma competição, o Desafio da Soja é o palco central da sojicultura brasileira, que revela as estratégias vencedoras das lavouras mais produtivas do país e impulsiona todos os participantes a explorarem novas soluções e alcançarem patamares superiores.

Em sua 17ª edição, o CESB premiou 6 campeões da safra 2024/25 nos Estados de Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Goiás e Tocantins. Esses produtores agora compartilham o manejo adotado em suas lavouras recordistas e as experiências acumuladas ao longo das safras que levaram ao sucesso.

Um dos destaques do Desafio da Soja 2025 foi o troféu Ecoeficiência, que pelo segundo ano, foi concedido aos produtores com as melhores práticas ecoeficientes. Além disso, outro destaque foi o portfólio da Syngenta, que esteve presente no manejo de todas as lavouras vencedoras.

Assim como nas edições passadas, as soluções da Syngenta têm se mostrado um diferencial para produtores que buscam produzir mais, de forma sustentável e rentável. Esse é o caso do Grupo Gorgen, parceiro da Syngenta, que foi nomeado campeão regional do Desafio da Soja 2025 nas regiões Norte e Nordeste.

Continue a leitura para conhecer os vencedores do Desafio da Soja 2025 e saber como o portfólio da Syngenta contribuiu para a vitória de cada um deles!

Conheça os vencedores do Desafio da Soja 2025 

O Desafio da Soja 2025, promovido pela CESB, trouxe, mais uma vez, um recorte da sojicultura brasileira. A 17ª edição do Desafio contou com um total de 4.725 inscrições e 812 auditorias técnicas realizadas em campo.

Desse total, mais de 3.000 produtores alcançaram a marca de produtividade de 90 sacas por hectare. Além disso, o diretor da CESB, Daniel Glat, destacou que, nesta edição, 300 produtores colheram mais de 100 sacas por hectare. 

Dentre eles, foram escolhidos 6 campeões das regiões produtoras de soja do país, que são Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, incluindo as categorias irrigada e regional.

Produtores recebem a premiação do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja 2025, organizado pelo CESB.

Categoria irrigada nacional

Na categoria irrigada nacional, o campeão do Desafio da Soja 2025 foi a Fazenda Santana, do produtor Paulo Storti, que fica localizada no município de Itapeva, no Estado de São Paulo. Com uma área de 2.070 hectares de soja, o produtor Paulo alcançou uma produtividade máxima de 126,71 sacas por hectare, sendo a produtividade média na área de 96,41 sacas por hectare.

Categoria regional

Região Norte

O campeão Norte do Desafio da Soja 2025 foi a Fazenda São Gabriel, do Grupo Gorgen, que fica localizada no município de Mateiros, no Estado do Tocantins. Com uma área de 2.200 hectares de soja, a fazenda do Grupo Gorgen, parceiro da Syngenta, alcançou uma produtividade máxima de 112,85 sacas por hectare, sendo a produtividade média na área de 86,7 sacas por hectare.

Região Nordeste

O campeão Nordeste do Desafio da Soja 2025 foi a Fazenda Barcelona, do Grupo Gorgen, que fica localizada no município de Riachão das Neves, no Estado da Bahia. Com uma área de 2.500 hectares de soja, a fazenda do Grupo Gorgen, parceiro da Syngenta, alcançou uma produtividade máxima de 130,71 sacas por hectare, sendo a produtividade média na área de 85,5 sacas por hectare.

Em entrevista exclusiva à Syngenta, o produtor João Antônio Gorgen, do grupo Gorgen, comentou ser parceiro da empresa há cerca de 20 anos e que tem andado lado a lado com ela:

“Estamos muito confiantes e felizes com os resultados não somente na cultura da soja, mas como também na cultura do milho e na cultura do algodão. Essa produtividade que estamos obtendo não é de hoje, é de muitos anos, e é um sinal que estamos andando no caminho certo.”

Região Centro-Oeste

O campeão Centro-Oeste do Desafio da Soja 2025 foi a Fazenda Japonesa, do Grupo Fiorese, que fica localizada no município de Formosa, no Estado de Goiás. Com uma área de 670 hectares de soja, a fazenda do Grupo Fiorese alcançou uma produtividade máxima de 124,80 sacas por hectare, sendo a produtividade média na área de 91 sacas por hectare.

Região Sudeste

O campeão Sudeste do Desafio da Soja 2025 foi a Fazenda Estância Célia, do produtor Hiroyuki Oi, que fica localizada no município de Itapetininga, no Estado de São Paulo. Com uma área de 498 hectares de soja, o produtor Hiroyuki Oi alcançou uma produtividade máxima de 119,25 sacas por hectare, sendo a produtividade média na área de 87,26 sacas por hectare.

Região Sul

A Fazenda Raa Mallon, do produtor Charles Adriano Breda, que fica localizada no município de Canoinhas no Estado de Santa Catarina, foi o grande destaque da região Sul. Com uma área de 345,2 hectares de soja, o produtor alcançou uma produtividade máxima de 135,49 sacas por hectare, sendo a produtividade média na área de 90,82 sacas por hectare.

Resultados da 17ª edição do Desafio CESB transformam recordes em legados

Após a consolidação dos resultados da 17ª edição do Desafio CESB, sojicultores de todo o Brasil voltaram a atenção para o manejo das lavouras campeãs, buscando entender os fatores que contribuíram para o sucesso dos produtores.

Sucesso esse que pode ser atribuído à experiência dos produtores, somada à adoção de boas práticas e insumos de qualidade, com as mais recentes tecnologias do mercado. 

Um dos pontos de destaque do manejo das lavouras campeãs do Desafio CESB foram as soluções da Syngenta, que estiveram presente principalmente nas operações de plantio e manejo fitossanitário.

Lavouras campeãs do Desafio CESB 2025 contaram com soluções da Syngenta no campo

O campeão nacional do Desafio CESB 2025, da fazenda Raa Mallon, e os campeões da região Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, Hiroyuki Oi, Grupo Fiorese e Grupo Gorgen, escolheram as soluções do portfólio da Syngenta no momento da semeadura da soja.

Além do tratamento de sementes, outras importantes soluções em outras etapas da condução da lavoura também foram determinantes. Dentre elas, pode-se destacar o uso dos inseticidas para soja VERDAVIS® e ENGEO PLENO® S e o fungicida para soja MIRAVIS® Pro.

VERDAVIS®

VERDAVIS® inaugura uma nova era no manejo de pragas da soja, introduzindo um ingrediente ativo inédito no mercado brasileiro. Com sua formulação baseada na tecnologia PLINAZOLIN®, VERDAVIS® oferece um controle de pragas superior e duradouro contra o percevejo-marrom e o percevejo-barriga-verde, além de outras pragas-chave da cultura, como os ácaros e tripes.

Além disso, VERDAVIS®  também oferece mais choque, pois apresenta uma rápida ação de controle ao causar rápida parada da alimentação e neutralizar as pragas logo após a aplicação, evitando danos subsequentes à lavoura.

Portanto, VERDAVIS® se consolida como uma ferramenta versátil no Manejo Integrado de Pragas (MIP), oferecendo um controle sem precedentes contra as pragas da soja.

ENGEO PLENO® S

ENGEO PLENO® S tem sido uma solução confiável para o manejo de pragas da soja. Sua composição combina tiametoxam e lambda-cialotrina, oferece uma ação sistêmica eficaz contra pragas sugadoras e mastigadoras, além de uma ação de choque imediata e efeito residual prolongado, cobrindo um amplo espectro de pragas, que inclui percevejos e cigarrinhas.

Ademais, ENGEO PLENO® S ganha destaque por sua avançada Tecnologia ZEON®. Essa tecnologia promove uma liberação controlada dos ingredientes ativos, permitindo uma proteção duradoura contra ninfas e adultos

Esse mecanismo é essencial para proteger a produtividade da cultura durante as fases críticas de desenvolvimento da planta, minimizando as perdas causadas por percevejos e outras pragas.

MIRAVIS® Pro 

Com MIRAVIS® Pro no manejo, o produtor possui um fungicida poderoso contra as doenças, com controle superior já nas primeiras aplicações. Sua formulação inovadora à base de ADEPIDYN® technology dispensa o uso de adjuvantes e permite ser implacável no controle de mancha-alvo e outras doenças, pois possui um amplo espectro de controle.

Essa nova geração de fungicidas proporciona um maior poder intrínseco de controle de doenças fúngicas na soja, como cercóspora e septoriose. Por sua alta eficácia, torna-se indispensável em qualquer manejo

Indicado para as primeiras aplicações, MIRAVIS® Pro combina a alta performance preventiva de Adepidyn ao efeito curativo do protioconazol, um potente triazol.

Manejo dos produtores campeões do Desafio da Soja 2025 também contou com soluções da Syngenta para superar grandes desafios da lavoura  

Outro ponto de destaque no manejo dos produtores campeões do Desafio da Soja 2025 foi o manejo fitossanitário das lavouras com as soluções da Syngenta, desde o TSI até a fase de condução no campo:

Pelo menos duas ou mais soluções da Syngenta foram incluídas no manejo para o controle de pragas e doenças da soja.

ALADE®

ALADE® é um fungicida de amplo espectro com ação imediata que proporciona máxima proteção contra o complexo de doenças da soja, o melhor em qualquer situação.

Com uma formulação moderna que possui a exclusiva Tecnologia Empowered Control®, que proporciona maior retenção, espalhamento e translocação do produto na planta, ALADE® conta com três ativos complementares de alta eficácia:

  1. Solatenol: carboxamida moderna que possui alta capacidade de aderência e penetração nas folhas, proporcionando melhor efeito preventivo.
  2. Ciproconazol: triazol que se destaca pela alta mobilidade e pela eficácia em ferrugem.
  3. Difenoconazol: triazol que entrega um amplo espectro de ação contra os principais patógenos da soja, sendo um especialista no controle de manchas.

Sendo assim, ALADE® consolida-se como o pilar essencial de proteção fitossanitária da soja ao integrar alta tecnologia e sinergia química em uma única solução.

MITRION®

MITRION® é um fungicida que estabelece um novo padrão na defesa da soja. Combinando dois ativos poderosos, o solatenol e o protioconazol, MITRION® oferece uma alta eficácia no controle de doenças, como ferrugem-asiática e mancha-alvo, enquanto preserva o potencial produtivo da lavoura.

Sua formulação inovadora dispensa adjuvantes, proporcionando praticidade e otimização na aplicação. Essa eficiência operacional reduz etapas e custos, oferecendo conveniência ao manejo fitossanitário com MITRION®.

FORTENZA®

FORTENZA® é a solução ideal no tratamento de sementes para proteger sua lavoura contra o complexo de lagartas da soja, incluindo a lagarta-rosca, além de combater pragas iniciais críticas, como vaquinha-verde-amarela, corós e mosca-branca. 

Indicado para o TSI, ele oferece uma base sólida de defesa desde o estabelecimento da cultura contra essas ameaças, oferecendo uma proteção superior em qualquer situação.

O diferencial de FORTENZA® está no ingrediente ativo ciantraniliprole, pertencente ao moderno grupo químico das diamidas. Esse composto apresenta efeito residual prolongado, aliado à alta solubilidade e sistemicidade, sendo rapidamente absorvido pelas plantas. 

Essa característica permite eficácia mesmo em condições de baixa umidade no solo, proporcionando ao produtor uma proteção superior consistente desde o início, estabelecendo as bases para uma lavoura mais uniforme, resiliente e produtiva.

REVERB®

REVERB® é o biofungicida da Syngenta que entrega proteção máxima contra as doenças. Combinando três cepas altamente eficazes – Bacillus subtilis, Bacillus velezensis e Bacillus pumilus – esse parceiro forte gera resultado certo contra as principais manchas da soja: mancha-alvo, cercosporiose, mofo branco, antracnose e oídio.

Sua ação imediata com metabólitos antifúngicos e sua colonização rápida permitem uma proteção já no momento da aplicação, permitindo que as plantas se desenvolvam com o sistema de defesa natural fortalecido.

Além do controle dos principais patógenos no campo, REVERB® possui estabilidade prolongada de até 2 anos sem refrigeração e é compatível com produtos químicos, potencializando o manejo químico e podendo ser facilmente integrado ao manejo do produtor. É um forte aliado ao manejo da resistência, uma vez que atua com múltiplos modos de ação.

CYPRESS® 

CYPRESS® é um fungicida multipotente desenvolvido para o manejo de doenças complexas da soja, incluindo ferrugem-asiática, manchas e DFCs (Doenças de Final de Ciclo). Sua formulação combina ciproconazol e difenoconazol – dois triazóis sinérgicos – oferecendo controle eficiente contra patógenos capazes de causar perdas superiores a 50% da produção. 

CYPRESS® também destaca-se pela flexibilidade operacional, com facilidade de uso em qualquer fase do ciclo da soja. Sua versatilidade estratégica permite desde associações com outros fungicidas até o uso exclusivo nas aplicações finais, proporcionando ampla cobertura contra o espectro de doenças.

Também vale destacar que CYPRESS®, em combinação com BRAVONIL®, proporciona uma excelente performance para doenças de difícil controle, como a cercosporiose.

Especialistas em produtividade da soja confiam nas soluções da Syngenta para proteção das lavouras

A presença do portfólio Syngenta em todas as lavouras vencedoras evidencia seu papel como diferencial estratégico para a proteção do potencial produtivo da soja.

Suas soluções, focadas principalmente no tratamento de sementes e no manejo fitossanitário da soja, comprovam que a sinergia entre tecnologia, experiência do produtor e boas práticas é a base para produtividade recorde, rentabilidade e resiliência.

Resultados esses que já foram colhidos pelo Grupo Gorgen e pelos demais vencedores do Desafio da Soja 2025, que incluíram o portfólio da Syngenta no manejo das lavouras campeãs.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, oferecendo as soluções necessárias para construirmos juntos um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável.

Confira a central de conteúdos Mais Agro para ficar por dentro de tudo que está acontecendo no campo.